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Prefeitura anuncia plano para mobilidade

Jornal do Commercio, 05/jan

A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou ontem o Plano Olímpico de Mobilidade, afim de orientar o planejamento das operações de trânsito, transporte e logística de 1º a 28 de agosto, quando serão realizados os Jogos Olímpicos. Entre as medidas estão a definição de 260 quilômetros de faixas prioritárias, o acesso aos locais de competição somente por transporte público e a criação do Cartão de Transporte Olímpico, passaporte individual sem limite de viagens di rias que será aceito nos ônibus municipais, metrô, vans credenciadas, trens, VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e barcas, além dos teleféricos do Alemão e da Providência. 

Durante o evento, que deve atrair 450 mil turistas, o Rio de Janeiro será dividido em quatro principais zonas: Barra da Tijuca (Zona Oeste), Maracanã e Deodoro (Zona Norte) e Copacabana (Zona Sul). Cada região contará com um plano específico, elaborado com base na capacidade de assentos e na demanda por transporte até os locais de competição. 

O secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, lembra que o sucesso desse planejamento só será possível graças ao investimento em mobilidade realizado nos últimos anos.

"A cidade passou por um longo período de obras impactantes, e o carioca tem sido tolerante em aguardar e entender que o Rio demandava uma rede nova de transportes. Mas esse esforço está chegando ao fim e vai valer a pena. A cidade neste ano recebe a expansão do BRT no Lote Zero, ligando a Alvorada até o Jardim Oceânico, o BRT Transolímpica e um trecho da Transbrasil ligando o Fundão ao Centro da cidade, além da extensão do metrô até a Barra da Tijuca. Isso vai dar ao cidadão carioca uma nova rede à sua disposição e pode ter certeza que funcionará nos jogos e funcionará ainda melhor depois deles", disse. 

Para garantir a mobilidade da família olímpica, a cidade vai oferecer uma rede de rotas que vão priorizar as jornadas dos atletas para os locais de prova, aumentando a confiabilidade nos tempos de viagem e minimizando os impactos sobre o tráfego geral da cidade. As vias que integrarão os trajetos para os locais dos eventos esportivos terão faixas exclusivas, por onde passarão a família olímpica, veículos credenciados e oficiais, de for- ças de segurança e emergência (bombeiros e ambulâncias). As rotas olímpicas terão 260 quilômetros de extensão no total e serão pintadas na cor verde. 

A circulação de veículos pelas faixas será orientada por três tipos de prioridade. Nas dedicadas (164 km), somente os veículos olímpicos poderão passar - haverá monitoramento por radares eletrônicos durante 24h. Nas prioritárias (BRS e faixa seletiva da Avenida Brasil, 60 Km), os carros da família olímpica vão dividir a pista com ônibus e táxis. Já nas faixas compartilhadas (36 Km), os veículos de passeio também poderão circular. 

Entre as vias que terão faixas exclusivas 24 horas estão a Linha Amarela, a Avenida das Américas (trecho entre as avenidas Érico Veríssimo, na Barra, e Salvador Allende, no Recreio), o Túnel do Joá e o Aterro do Flamengo. Entre as vias compartilhadas está a Autoestrada Lagoa-Barra, por exemplo. Na Zona Sul, a Avenida Niemeyer será totalmente fechada ao trânsito para a passagem exclusiva dos veículos olímpicos e de moradores. Durante os Jogos, também serão implantadas alterações nos horários da área de lazer na Zona Sul, que será suspensa a do Aterro do Flamengo, aos domingos e feriados; em Copacabana e Ipanema será mantida, com exceção dos dias de provas de ruas. 

O novo sistema de transporte público do Rio em 2016 contará já com a utilização da linha 4 do Metrô, conectando a Barra com Zona Sul/Centro; o BRT Transolímpica, conectando a Barra com Deodoro; a extensão do BRT Transoeste até o Jardim Oceânico, conectando com o metrô Linha 4; a ligação do BRT na Avenida Abelardo Bueno, conectando o BRT Transolímpica com o BRT Transcarioca; novos serviços de BRT; VLT na área central; redução dos intervalos dos ramais da Supervia e reorganiza- ção das linhas de ônibus. 

Cobrança 

O acesso do público, de voluntários e de funcionários terceirizados aos locais de competição só poderá ser feito por transporte público e com a utilização do Cartão Olímpico. Todos os trajetos para as instalações esportivas serão atendidos por BRT, trem ou metrô. Serão 5,5 milhões de tickets para o público geral, divididos nas quatro zonas: Barra (52%); Maracanã (29%); Deodoro (12%) e Copacabana (7%). A compra do cartão poderá ser feita pela internet com entrega nacional mediante pagamento de taxa. O início de validação do cartão será determinado no primeiro embarque. 

Os cartões serão aceitos fora do município apenas em estações de trem da Supervia e na estação das Barcas na Praça Araribóia, em Niterói. Os cartões só serão válidos no período das Olimpíadas e permitirão três tipos de recarga: para um dia (R$ 25); três dias (R$ 70) e sete dias (R$ 160). Por segurança, o cartão, que poderá ser comprado tanto pelo público que for assistir aos Jogos como também pela população em geral, permitirá o embarque sem validação nas catracas no final das partidas (sistema free flow).

"Era um grande sonho da cidade do Rio ter um cartão que integrasse todos os modais de validade diária e não mais pelo controle de embarques. Esse é um desejo para uma cidade turística que recebe tantos visitantes e a Olimpíada vai permitir essa primeira experiência, onde o cartão comercializado para o espectador olímpico dará direito a viagens ilimitadas em todos os modais municipais ou estaduais", disse Picciani. 

A Secretaria Municipal de Transportes poderá adotar outras mudanças durante o período olímpico para garantir o êxito das operações de trânsito e de transporte público na cidade. Entre elas, poderá ser decretado feriado ou ponto facultativo no município; serviços como coleta de lixo domiciliar e reparos em vias públicas poderão ter horários alterados, bem como as autorizações para carga e descarga. A oferta de vagas públicas também poderá ser reduzida. O estímulo ao home office, férias coletivas, férias de trabalho, uso de bicicletas, ao fretamento e a carona também estão sendo avaliados pela prefeitura. O planejamento, que poderá receber ajustes antes das competições a partir de atualização de dados, leva em conta os horários das competições esportivas em cada instalação. 

Tecnologia 

O plano também inclui a implantação de aplicativo para celular, através do qual os cariocas e espectadores dos jogos terão acesso a um planejador de viagens por transporte público. O sistema dará informações precisas, em tempo real, sobre a rede de mobilidade, como trajetos de trens, ônibus municipais, BRT, metrô e barcas e as instalações esportivas.

A ferramenta fará um planejamento automático das viagens, de acordo com os locais de origem e destino, levando em consideração as viagens multimodais, para que o trajeto seja feito em menor tempo. O serviço também estará disponível em outros idiomas.


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Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]