Notícias do setor

Vereadores aprovam tombamento do Mercado Produtor

O Globo-Barra, Paralelas, 18/mai

Na quinta-feira passada, a Câmara dos Vereadores aprovou o tombamento do Mercado Produtor da Barra, medida que agora precisa ser sancionada pelo prefeito. Nos últimos anos, o tradicional mercado vem sofrendo com a queda de movimento. Simultaneamente, enquanto uma briga judicial contesta a propriedade do terreno, o Fundo Rioprevidência, gestor oficial da área, está encerrando contratos e retomando boxes.

A medida é considerada uma tentativa de evitar o fechamento do espaço. Os vereadores Thiago K. Ribeiro e Carlo Caiado, autores da lei, defendem o valor histórico e cultural do mercado, fundado em 1983, e a sua importância para as centenas de comerciantes que lá trabalham.

As dificuldades começaram quando o Rioprevidência aumentou o valor de aluguel de boxes. Insatisfeitos, alguns comerciantes contestaram judicialmente a propriedade da área, alegando que, segundo as plantas originais, a maior parte do terreno não tinha dono definido. Entre 1999 e 2016, 44 boxes foram retomados pelo estado, por falta de pagamento de aluguel. Hoje, cerca de 64 estão operando.

Envie para um amigo
Imprima este texto
 
 
 
 

webTexto é um sistema online da Calepino

Matéria impressa a partir do site da Ademi Rio [http://www.ademi.org.br]