A Carvalho Hosken acaba de destravar um dos terrenos mais estratégicos do seu portfólio e colocou em marcha um novo ciclo imobiliário na caçula Barra Olímpica. A companhia assinou com a Riva o acordo para desenvolver a fase inicial do Outeiro, novo bairro planejado que seguirá a mesma lógica de urbanismo integrado que marcou o Península, Rio 2 e Cidade Jardim. O VGV projetado passa de R$ 1,5 bilhão.
A área chama atenção pelo tamanho. São 1,5 milhão de metros quadrados entre a Avenida Salvador Allende e a Estrada dos Bandeirantes, em frente ao condomínio “Minha Praia” e colada ao Riocentro. O enorme terreno, inclusive, já recebeu provas de ciclismo, mountain bike e BMX no Pan de 2007 e foi cogitado como Vila de Mídias nas Olimpíadas de 2016. Atualmente, está cercado e subutilizado.
O espaço está há cerca de quatro décadas na carteira da empresa de Carlos Carvalho. Segundo executivos da companhia, que falaram à coluna Capital do Jornal O Globo, a busca por um parceiro para viabilizar o empreendimento já acontecia há um bom tempo. O ambiente de mercado mais aquecido, somado aos reforços recentes de mobilidade da Salvador Allende e ao avanço de novos eixos de consumo e entretenimento no Parque Olímpico, criou o timing considerado ideal. Há ainda um vetor que muda o jogo: a proximidade com o futuro Imagine, o parque temático que Roberto Medina pretende erguer na Cidade do Rock.
“O bairro planejado ficará exatamente entre a ‘Disney brasileira’, representada pelo parque Imagine, e a nossa ‘Hollywood brasileira’, o Projac. O entorno vibrante que reforça a vocação da região para inovação, cultura, entretenimento e qualidade de vida. A área onde estamos desenvolvendo o projeto com a Riva tem potencial para se tornar o bairro planejado mais desejado e moderno da região. Estamos falando de uma área cercada por parques, áreas verdes e por uma infraestrutura preparada para o futuro”, ressalta Carlos Felipe de Carvalho, CEO da Carvalho Hosken.
A primeira fase do Outeiro ficará sob responsabilidade da Riva e ocupará a testada da Salvador Allende até a Estrada Santa Maura, trecho vizinho ao antigo Projac. O lançamento está programado para 2027, com entregas previstas para 2030. Essa etapa inicial representa cerca de 20% do terreno total da Carvalho Hosken.
Internamente, a empresa trata o projeto como um desenvolvimento de longo prazo, semelhante ao ciclo de três décadas de consolidação do Rio 2.
“Para a Riva, este projeto marca o início de uma parceria que combina experiência, visão urbana e compromisso com o Rio de Janeiro. Estamos entregando mais do que um empreendimento. Estamos contribuindo para o desenvolvimento da Barra Olímpica e para a transformação da dinâmica da região, apostando em ainda mais qualidade de vida para os futuros moradores”, afirma Eduardo Quintella, diretor de Incorporação e Comercial da Riva Incorporadora.