Edifício A Noite recebe prêmio de melhor retrofit do mercado

em Diário do Rio, 26/novembro

A fachada Art Déco, tombada pelo Iphan, vem passando por um cuidadoso processo de restauro, assim como todos os seus elementos históricos. A entrega está prevista para 2027.

A revitalização do Edifício A Noite voltou a ser assunto no mercado imobiliário carioca. A obra conduzida pela AZO Inc. levou o Prêmio ADEMI 2025 na categoria Retrofit, reforçando o peso simbólico do prédio, que já abrigou transmissões da Rádio Nacional e o jornal vespertino A Noite, dentro do programa Reviver Centro. O novo empreendimento, focado em unidades residenciais, surge com 447 apartamentos, três lojas, restaurante no 23º andar e um mirante que será aberto ao público, em uma espécie de rooftop.

Projetado por Joseph Gire (mesmo criador do Copacabana Palace e do Hotel Glória), o A Noite foi inaugurado em 1929 como o primeiro arranha-céu de concreto armado da América Latina. O edifício passou décadas fechado, até que foi comprado pela incorporadora paulista em 2023 por R$ 36 milhões. A fachada Art Déco, tombada pelo Iphan, vem passando por um cuidadoso processo de restauro, assim como seus elementos históricos. Toda a infraestrutura do prédio será atualizada. O retrofit tem certificação EDGE, foi estruturado com financiamento via green bonds e segue cronograma iniciado em fevereiro de 2025, com entrega prevista para junho de 2027.

O mercado respondeu antes do corte da fita: 97% das unidades foram vendidas antecipadamente para a Brookfield.

“Receber o Prêmio ADEMI com o Edifício A Noite representa muito mais que uma honraria, é um gesto de reconciliação da cidade com um dos seus maiores ícones. A Noite não é apenas um edifício: é memória, é história, é cultura. Nosso propósito foi fazer com que ele revelasse, de novo, o amanhã. Este prêmio reconhece que preservar o passado também é construir o futuro, e que o Centro do Rio tem força para renascer por onde tudo começou.”, José de Albuquerque, CEO da AZO.


Ver online: Diário do Rio