Luxo à moda da casa
em Valor Econômico, 13/junho
Incorporadoras investem em parcerias com marcas brasileiras, apostando na elegância e na sofisticação do design nacional.
Nem só de assinaturas estrangeiras vive o mercado imobiliário de alto padrão do país. Embora a tendência das “collabs” internacionais tenha chegado com força por aqui — reproduzindo o sucesso comercial que acontece em cidades como Miami, Nova York e Dubai —, as parcerias com marcas de design brasileiras também vêm ganhando espaço no setor.
Em São Paulo, o arquiteto e designer catarinense Jader Almeida — autor de mais de 1,2 mil obras localizadas em 20 países — faz sua estreia no “real estate” à frente do Enora Residence: um empreendimento de altíssimo padrão nos Jardins, fruto de parceria entre as incorporadoras Lucio e Barbara.
Jader assina todo o conceito arquitetônico do projeto, fachadas e ambientes internos, baseado em características do Modernismo e de pilares como atemporalidade, força e elegância. Serão duas torres com 52 apartamentos, cujas plantas partem de 314 metros quadrados e podem chegar a 787, no caso das coberturas. Uma galeria de arte no embasamento conectará os dois prédios.
“É um projeto sofisticado e silencioso, com ambientes que não ‘gritam’, mas acolhem os moradores e as pessoas que transitam pelo bairro e pela cidade”, define o designer. Esse acolhimento interno acontece em diversas salas voltadas ao bem-estar, como “salt room”, pilates, saunas e “vitality pool”, piscina de 25 metros com raia e quadra de tênis oficial. A curadoria desses espaços será de Tania Ginjas, responsável pelo “wellness” de hotéis como Rosewood, Fasano e Copacabana Palace.
Na relação com o bairro, o empreendimento não será apartado da rua por muros ou cercas: a opção foi por uma vegetação densa. O “porte-cochère” também será aberto, sem portão de acesso. “É uma gentileza urbana, criando um contato mais agradável com quem estiver passando pela calçada”, explica Almeida.
Segundo Lucio Júnior, CEO da incorporadora Lucio, a preferência por Jader se deu pela qualidade do trabalho e pelo estilo atemporal. “Queríamos que o empreendimento tivesse um design com valor percebido mesmo daqui a 20 ou 30 anos. O Jader tem essa assinatura, é extremamente elegante e detalhista”, diz o executivo, lembrando que esta é a segunda parceria entre a incorporadora e o designer, que atuaram juntos no projeto do Casa Brasileira, no Itaim, em 2020.
“As ‘collabs’ internacionais têm sido adotadas no mundo todo com bastante sucesso. Existe público para isso. Mas optamos por algo mais discreto, que ajudasse a trazer uma percepção de valor ao empreendimento de um jeito mais minimalista”, argumenta Lucio Júnior.
Para Jader Almeida, existe um consumo acerca desse estilo de produto. “São pessoas com um nível de experiência e vivência que têm o poder da comparação. Um perfil de cliente mais ‘low profile’, que entende que o luxo não ‘grita’ e, sim, sussurra”, afirma.
Tendência
De norte a sul do país, várias incorporadoras têm seguido na mesma linha, apostando na qualidade e na originalidade do design nacional na hora de desenvolver conceitos arquitetônicos e “vestir” os prédios.
Ainda em São Paulo, a Alfa Realty lançou a coleção Noon Small Luxury Apartments, com prédios voltados para locação. Nos apartamentos, toda marcenaria é da Ornare, marca de mobiliário sob medida de alto padrão.
“A parceria trouxe uma reputação muito grande para esse novo portfólio. Os clientes reconhecem o valor da marca e se conectam mais por ela ser brasileira e estar presente no dia a dia desse perfil de público”, analisa Eudoxios Anastassiadis, CEO da Alfa Realty.
A Ornare já assinou um prédio inteiro antes: o Autoria by Ornare, em Goiânia (GO), com a OM Incorporadora. “Temos outros projetos no mesmo modelo em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Balneário Camboriú. Esse tipo de demanda, em larga escala, tem crescido e já representa cerca de 10% do nosso faturamento”, afirma Pitter Schattan, diretor Comercial da Ornare.
Outra marca de mobiliário com presença forte no setor é a Artefacto. No país e no exterior, há sete empreendimentos e projetos com sua assinatura. Um dos mais recentes é o Artefacto Towers by CK Construtora, na Praia Brava, em Itajaí (SC).
“Buscávamos uma marca para gerar conexão com o cliente e agregar sofisticação ao empreendimento. Além disso, sabemos da relevância do design nacional, o que nos fez ir na contramão das ‘collabs’ internacionais e apostar em talentos e marcas brasileiras”, conta Charles Kan, diretor da construtora.
Para Kan, a soma de expertises entre quem constrói e quem assina o design gera um valor que é percebido pelos compradores. “No Artefacto Towers, conseguimos unir essas duas forças para oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a qualidade da obra até o alto padrão dos acabamentos”, resume.
Ver online: Valor Econômico