11 andares da UFRJ no Ventura Corporate, edifício na Av. República do Chile, vão a leilão nesta sexta (07)

em Tempo Real RJ, 7/novembro

Está marcado para acontecer na tarde desta sexta-feira (07) o leilão de 11 andares do Ventura Corporate Towers, complexo de edifícios gêmeos na Av. República do Chile, no Centro do Rio. A parcela do prédio que está sendo leiloada pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que quer o pagamento na forma de obras para a instituição.

O leilão acontece na B3, bolsa de valores em São Paulo, e tem previsão de lance mínimo em R$ 251 milhões. O espaço leiloado equivale a 16,6 mil metros quadrados. Inaugurado em 2010, o Ventura Corporate foi construído em um terreno que pertencia, originalmente, à UFRJ. Por isso, a instituição recebeu uma porcentagem do prédio e sedia atividades de sua Escola de Música lá.

A maior parte do complexo é alugada para outras empresas. O arranha-céu ficou conhecido, recentemente, por ser usado pela “TV Globo” nas gravações da novela “Vale Tudo”. Na atração, os prédios eram a sede da empresa fictícia Transcontinental Airlines (TCA), da vilã Odete Roitman.

UFRJ pretende viabilizar obras na Cidade Universitária, no Centro e em Macaé através de leilão

A ideia da UFRJ com o leilão, de acordo com comunicado do reitor Roberto Medronho, é promover melhorias em outros campi. Segundo a universidade, o espaço usado por eles no prédio não oferece as condições ideais para a Escola de Música e tem um custo alto no orçamento da instituição, com R$ 5 milhões de condomínio por ano

Em troca dos andares, a universidade quer realizar dez obras nas outras unidades. O plano prevê sete intervenções no campus da Cidade Universitária, duas no Centro e uma no de Macaé. As ações incluem desde novas construções até reformas de espaços já usados pela instituição. Ao todo, as obras vão alcançar 84 mil metros quadrados do patrimônio da UFRJ.


Ver online: Tempo Real RJ